Dia 9 de junho – Dia Nacional da Imunização

vacinação imunização
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Para lembrar a população sobre a importância de manter o calendário de vacinas em dias, o Ministério da Saúde criou uma data específica para lembrar o assunto: 9 de junho, Dia Nacional da Imunização. Enfermidades como caxumba,  sarampo, poliomielite, febre amarela, tétano e algumas variações de gripe, por exemplo, só tiveram controle em suas potencialidades de letalidade, com a vacinação em massa. Em um ano em que a população encara uma pandemia viral, a data se torna ainda mais emblemática. 

Na história, o médico britânico Edward Jenner, foi responsável por desenvolver a primeira vacina em 1796. Ele descobriu como imunizar as pessoas expostas ao vírus da varíola, uma doença, que, quando não mata, deixa sequelas terríveis como cegueira, marcas e bolhas características por todo o corpo.

Nenhum caso de varíola ocorreu no mundo desde 1977, em razão da vacinação mundial. Em 1980, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a descontinuação da vacinação rotineira contra varíola. Como os seres humanos são os únicos hospedeiros naturais do vírus da varíola e ele não pode sobreviver 2 dias no meio ambiente, a OMS declarou que a infecção natural estava erradicada. 

As vacinas são produzidas com propriedades dos próprios vírus causadores das doenças, mas em estado inativo. Quando entra em contato com o organismo, o corpo não interpreta que o vírus está morto e produz anticorpos para combater o agente invasor. Assim, quando a pessoa é exposta aos vírus ativos de determinada doença, o seu corpo já terá anticorpos para evitar a contaminação.

Contra as Vacinas

Atualmente, existe um movimento de pessoas que são contra a vacinação e não levam seus filhos para vacinar. A Organização Mundial de Saúde alerta que “a imunização salva milhões de vidas e é amplamente reconhecida como uma das intervenções globais em saúde de maior sucesso e mais economicamente viáveis”.

Se inscreva na nossa Newsletter.

Inscreva-se e não perca nenhum dos nossos conteúdos aqui no nosso blog!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Selecione seu dispositivo

Aperte no seu dispositivo e baixe o app.